sexta, 23 de agosto de 2019

‘ABA 60 anos Marketing em Recife’ aborda a nova sociedade de consumidores

A ABA promoveu, em 07 de agosto, o evento ABA 60 anos Marketing em Recife, no JCPM TRADE CENTER, com a presença de 140 participantes.

Esta edição contou com a presença de 10 executivos de grandes players do mercado, que sob o tema “Nova sociedade de consumidores: revalorização dos rituais, sentimentos e relações sociais”, abordaram a realidade de um novo cenário, onde o comportamento e os interesses dos consumidores se modificaram por meio de tecnologias e prioridades individuais.

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, abriu a cerimônia falando sobre “a satisfação de levar conteúdo de extrema qualidade e importância para todo o ecossistema de Marketing ” e, na ocasião, para a região pernambucana; bem como discorreu sobre a importância de “juntos com a Entidade, colocarem em prática o propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”.

“Práticas de consumo e seus impactos no marketing”, foi o tema do primeiro painel que traçou um perfil sobre o consumidor e público-alvo central de uma marca por meio de pesquisas e CRM. Quais as melhores formas de impacto e atração do cliente; como as práticas de compra impactam as práticas de consumo e a relação entre o que a indústria produz, a publicidade anuncia e os varejistas oferecem. O debate também trouxe ênfase para o Marketing de Experiência, explanando os conceitos de macro e microtendência; a jornada do consumidor e principais erros e acertos no processo de design focado em usuário e produto. Este painel contou com a presença de Edmar Bulla, CEO da Croma; Mirella Marchi, Gerente de Comunicação e Relacionamento da Nissin Foods do Brasil e moderação de Meiry Lanunce, Apresentadora da Globo em Pernambuco.

O segundo painel retratou “O desafio de dar sentido a tudo ao longo da jornada do consumidor”, mapeando a importância de conhecer hábitos, tendências de consumo e entender como essas informações podem direcionar a construção de um conteúdo assertivo e envolvente, que converse diretamente com o cliente. O debate trouxe Flavio Ferrari, Head do CIFS BR; Danielle Luz, Gerente de Comunicação e Marketing da Celpe e moderação de Elmo do Val, Diretor da SINAPRO-PE.

Sob o tema, “Post-truth: a caminhada em direção à confiança do consumidor”,  Newman Debs, Vice-Presidente Jurídico América Latina da Unilever e Vice-Presidente da Diretoria da ABA; Fred Muller, Diretor Executivo Comercial da Globosat; Wagner Mendes, Diretor de Vendas e Marketing da Asa Alimentos e com moderação de Iuri Leite, Diretor Regional e Comercial da Globo em Pernambuco, debateram em último painel, a relevância do consumidor como parte integrante e engajada da marca e os desafios de uma Era onde a transparência se faz fundamental para o sucesso de qualquer empresa. A relação entre a força de marca e seus propósitos, ética e reponsabilidade social e publicidade responsável para crianças também foram práticas discorridas. Finalizando, este painel evidenciou os manuais de liberdade de expressão, guia de boas práticas e publicidades responsável, representação responsável de gênero, regulamentação geral de proteção de dados e boas práticas de governança de dados; documentos produzidos pela ABA.

Meiry Lanunce, apresentadora da Globo em Pernambuco, encerrou o evento reforçando a importância da atenção às novas experiências de consumo e convidou a todos a participarem dos próximos eventos ABA que, por meio de um seleto conteúdo, contribuem para que o público participante tenha acesso a projetos inovadores e às melhores práticas de marketing aplicadas em prol a um futuro mais ético, respeitável e sustentável.

Este evento contou com o patrocínio da Globosat, Otima, Uol AD_Lab e JCDecaux.

Veja a programação completa: http://www.aba.com.br/eventos-2/aba-60-anos-apresenta-marketing-em-recife-2019/

Baixe os manuais:  http://www.aba.com.br/guias-e-manuais/

#ABAtransformar #ABA2020 #ABA60Anos

mosaico recife


Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2019 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma