segunda, 21 de outubro de 2019

A ABA desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, para o Encontro Regional Latino-Americano, organizado pela WFA – World Federation of Advertisers.

O evento, que reuniu países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Guatemala, debateu temas que a ABA vem priorizando em sua agenda ao longo do ano, como a relação entre as agências de publicidade e os anunciantes, a importância das métricas para a publicidade, ética concorrencial, marketing responsável, o poder dos influenciadores, além da conscientização global pela igualdade de gênero e fim dos estereótipos.

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O Brasil foi representado por líderes e associados da ABA: Gustavo Fruges Ferreira, Diretor de Comunicação do O Boticário, e Dra. Vanessa Vilar, General Counsel Brazil da Unilever e Vice-Presidente da ABA, que vão acompanhar e participar in loco da discussão. A última, inclusive, dividiu com os convidados a versão traduzida para o Inglês do Manual ABA de Adequação à LGPD, desenvolvido pelo Comitê Jurídico da ABA em parceria com Pinheiro Neto Advogados e apoio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O documento versa sobre privacidade e tem o objetivo de difundir e esclarecer as novas regras da LGPD e apoiar a adaptação dos anunciantes.

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Gustavo integrou o painel “Una cultura sin estereotipos dañinos en América Latina”, já que o tema da igualdade de gênero, diversidade e inclusão vem ganhando cada vez mais força no mundo. Já sabemos que as empresas estão tomando posições mais firmes e a indústria está se unindo em ações como Unstereotype Alliance e o movimento #SeeHer para acelerar essa mudança. Neste painel foram apresentados os últimos projetos globais e Gustavo reforçou o papel da ABA como liderança no Brasil. “Lançamos em março deste ano, da Unstereotype Alliance Brazil, uma aliança entre a ONU Mulheres e representantes do setor, incluindo o próprio Boticário e empresas do porte de Unilever, Heads e Mastercard. A publicidade é reflexo da sociedade e a coerência e transparência com nossos consumidores é essencial”, explica.

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Além do painel, o encontro que aconteceu entre os dias 8 e 9 de outubro, no Palladio Hotel, marcou também o lançamento da chamada “Declaração de Buenos Aires” para publicidade progressiva, um acordo assumido por representantes regionais para em que se comprometem a tomar ações fortes contra imagens prejudiciais e a favor de uma representação justa de gênero em marketing e comunicação.

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Já Dra. Vanessa retomou um tema que mobilizou a ABA no último ano: a privacidade de dados pessoais dos consumidores e a ética com o tratamento de tais informações no painel “Ética de los datos y la publicidad: ¿qué depara el futuro para las marcas?”. A WFA apresentou seus últimos relatórios e deu foco na nova regulamentação brasileira.

“Ética é uma premissa. Quanto mais transparentes somos, mais conseguimos engajar nossos consumidores. Num mundo tão digital e com tanta disponibilidade de informação, a autenticidade é uma questão de sobrevivência”, diz Vanessa.

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Do início ao fim do evento, o Vice-Presidente da ABA, Afonso Champi, Diretor de Assuntos Corporativos – Brasil e Conosur da Ferrero participou ativamente, ressaltando a relevância e urgência de assuntos relacionados ao Marketing responsável e a importância da atuação das entidades presentes.

Os dois dias de debates contaram com o direcionamento de Stephan Loerke, CEO da WFA, que além de ressaltar o valor de todos os temas trabalhados, afirmou que “a relação da ABA com a WFA é um caso de sucesso global em que duas fortes associações constantemente trabalham em conjunto e com protagonismo em prol da ética e responsabilidade no mercado publicitário”.

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Sendo realizado em Buenos Aires, o congresso teve como anfitriã a Câmara de Anunciantes da Argentina (CAA). Philip Perez, vice-presidente regional da WFA para a América Latina e presidente da Câmara de Anunciantes da Argentina, afirmou que “receber uma delegação tão rica em conhecimento e experiências foi uma honra. Este encontro certamente será combustível para que mais trabalhos conjuntos aconteçam entre Brasil, Argentina e nossa região latino americana.”

Jessica Ribeiro, gerente institucional da ABA, participou de painel exclusivo para os executivos das Associações Nacionais da América Latina e apresentou as iniciativas que conferem à Entidade o papel de liderança no Brasil em diversas transformações sociais e dos negócios. A ABA tem se dedicado fortemente a entregar ao mercado brasileiro uma série de iniciativas que prezam pela troca de conhecimentos, valorização do profissional de marketing, produção de conteúdos de boas práticas e defesa da liberdade de expressão.

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O encontro estimulou a sinergia entre os países presentes e, com a troca de experiências, possibilitou o crescimento conjunto do mercado, conceito fortemente defendido pela ABA.

 

#ABAtransformar #ABA2020 #ABA60Anos


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