quinta, 19 de setembro de 2019

A ABA e Fundação FHC

A ABA em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso, divulga aos seus associados, que durante o mês de Agosto e Setembro, acontecerão diferentes debates que abordam questões políticas e da nossa sociedade, nos dias atuais.

 

Em junho de 2016, por estreita margem, os eleitores britânicos e da Irlanda do Norte aprovaram a saída do Reino Unido da União Europeia. No mês seguinte, em campanha que a levaria a ser líder do Partido Conservador e primeira ministra, Thereza May afirmou: Brexit means Brexit, indicando a disposição de cumprir o desejo expresso pela maioria naquele referendo. Não obstante, três anos depois, com um novo primeiro ministro recém escolhido, ainda não se sabe como o Reino Unido deixará a União Europeia. Depois de dois adiamentos, a União Europeia estabeleceu uma data definitiva para o Brexit, com ou sem acordo: 31 de outubro. Mas nem mesmo esse prazo é uma certeza absoluta. Nem sequer um novo referendo, embora remoto, pode ser descartado.

Em meio a tantas incertezas, que cenários de médio e longo prazo se podem vislumbrar para o Reino Unido? Que efeitos terão para a União Europeia e o mundo, incluindo o Brasil?

Para responder a essas perguntas, a Fundação FHC receberá Sir. Michael Leigh, cidadão britânico que ocupou posições de destaque na direção da política externa da União Europeia.

 

 

 

MICHAEL LEIGH
Cientista político, foi diretor-geral da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), onde trabalhou por mais de 25 anos. Desde que deixou o cargo, tem realizado palestras e escrito sobre o futuro da Europa como membro sênior do German Marshall Fund dos Estados Unidos e professor adjunto sênior da Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins. É PhD em ciência política pelo Massachusetts Institute of Technology.


#ABAtransformar #ABA2020 #ABA60Anos


Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2019 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma