quinta, 22 de agosto de 2019

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou em 23 de junho, na ESPM Tech – SP, o ABA Cannes Insights 2019, by GoAd.

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou em 23 de junho, na ESPM Tech – SP,

o ABA Cannes Insights 2019, by GoAd.

O evento apresentou as principais tendências e inspirações para o ecossistema da comunicação e do marketing, a partir de insights do 66º Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade, realizado de 17 a 21 de junho, na França. E, contou com a presença de 130 profissionais e de 9 grandes players do mercado que compartilharam os principais acontecimentos do festival.

Sandra Martinelli, abriu o evento falando que este é um ano muito especial para a Entidade, pois celebram 60 anos de olho no futuro das comunicações, das relações, das transformações tecnológicas e em como tudo isso influencia o dia a dia.

José Saad, Head de Insights da GoAd, que junto com um time de curadores com muita experiência, analisaram os principais projetos premiados do ano e criaram um mapa de insights e temas, apresentou ‘Eixos temáticos e principais projetos premiados’. Saad iniciou sua apresentação falando sobre a evolução do Festival quanto a evolução do mundo publicitário, ressaltando a importância dos projetos premiados como uma “régua de qualidade”.  A GoAd trouxe algumas tendências esse ano quanto a necessidade de posicionamento das empresas nesta era do ativismo para gerar responsabilidade e engajamento, o peso da criatividade e tecnologia na essência da era digital, temáticas mais representativas à respeito da diversidade e igualdade com o foco em gerar marcas estratégicas com mais acessibilidade e insights urbanos. Por fim, abordou o valor da mídia e do jornalismo reforçando alianças de toda a indústria gerando credibilidade a partir do uso da mídia mais responsável.

O primeiro painel, “Cannes Insights 2019”, trouxe os bastidores do corpo de jurados do Festival e contou com a participação de Adriano Matos, CCO da GREY e Jurado em Mobile Lions; Bia Granja, Co-Founder & CCO da YouPIX e Jurada em Social & Influencer Lions; Paulo Ilha, Media Vice President da DPZ&T e Jurado em Media Lions; e moderação de Lena Castellón, Curadora da GoAd e Jornalista.

Adriano Matos comentou como foi desafiadora a sua experiência na sala do júri desde as pressões físicas até emocionais, colocando a subjetividade e a questão do background cultural como forte influenciadora na escolha dos jurados. Ressaltou ainda que “Os jurados são seres humanos”. Sobre a sua categoria, mobile, Adriano comentou a confusão do real e virtual ditando uma revolução cognitiva e uma série de novos desafios para comunicadores.

Bia Granja falou que esta foi a sua primeira vez em Cannes. “Use seu coração, deixe seu coração falar, não vamos chegar lá com predefinições”, essa foi a recomendação que a jurada recebeu para avaliar os trabalhos recebidos. Ela apresentou todo o processo avaliativo envolvendo sua categoria – Social & Influencer – acrescentando que a tendência será as marcas usarem os próprios consumidores como principais influencers.

Paulo Ilha disse ser um apaixonado pelo o que faz e se surpreendeu com a totalidade de inscrições que sua categoria – Media – teve nessa edição do Cannes Lions 2019. Para ele, mídia é muito mais do que ‘mídias’, grande parte das agências erram na inscrição de seus trabalhos e ao final os jurados acabam ficando muito empoderados na decisão.

Por fim, Lena Castellón, provocou os jurados pedindo que dessem opiniões sobre como uma marca deveria aproveitar todo o aprendizado com os ganhadores e quais seriam os cuidados para o próximo festival.

O último painel trouxe um debate sobre ‘O que aprendemos com os projetos e as agências premiadas’. Contou com a participação de Ariel Grunkraut, Diretor de Marketing do Burger King; Flávio Waiteman, CCO/Founder da Tech and Soul; Pedro Araujo, Diretor de Criação Associado da AKQA; e moderação de Felipe Turlão, Curador da GoAd e Jornalista.

O Jornalista e Curador da GoAd iniciou a mesa com uma brincadeira comparativa “Esse é o desfile das Campeãs”, afinal o painel era composto, ao total, por 54 leões recebidos apenas no último Cannes.

De início, Ariel Grunkraut, Diretor de Marketing do Burguer King, comentou sobre a grande campanha vencedora no festival: a Wopper Detour. Relembrou também a campanha Wopper em Branco, incentivando os brasileiros a participarem ativamente das eleições e, por fim, mostrou o case da sua campanha atual sobre poliamor: o Trisal, ressaltando como foi a repercussão da campanha e como a marca se posicionou de maneira amigável. “O propósito só é relevante quando ele está diretamente ligado à marca”.

Sequencialmente, Flávio Waiteman, comentou sobre os diferenciais na sua agência, Tech and Soul, a forma como trabalham e como isso influencia diretamente nas realizações e conquistas da empresa. Flavio, na oportunidade, apresentou dois cases: Uber e Maio Amarelo, esse último com a participação de um goleiro de futebol brasileiro – “Ele ali poderia levar um gol, mas você poderia perder uma vida”. O segundo play, elaborado para a Bienal, exibiu uma proposta para que as pessoas se desconectassem do automático.

Por fim, Felipe Turlão comentou que nessa edição do Cannes houve a troca de “trabalhos fantasmas por trabalhos e campanhas reais e com alma”. Falou sobre o grande trabalho com a Nike e o lançamento do álbum “Bluesman”, que foram os grandes destaques premiados desse ano.

No encerramento do evento, ocorreu o lançamento do Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agencias de Live Marketing e Clientes, com a presença de Célio Ashcar Jr., Chairman da AMPRO e Partner da Aktuellmix; Ênio Vergeiro, Sócio da Q&A Associados; e Sheila Vieira, Commerce Procurement Manager da HEINEKEN e Presidente do Comitê Sourcing da ABA.

Este documento é uma entrega do Comitê de Sourcing da ABA, sendo um estímulo à transparência, ética e consciência na rede de relacionamentos dos atores do mercado publicitário.

A ABA mais uma vez preza pelas boas práticas de atuação das quais dependem o desenvolvimento conjunto do mercado e reafirma seu propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. O Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes é mais uma das ações realizadas pela ABA em 2019 em comemoração aos seus 60 anos.

Este Guia resultou do desdobramento das questões levantadas na publicação do primeiro “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, lançado em abril de 2019, apresentando diretrizes para que agências de publicidade e clientes cultivem um relacionamento saudável. ⠀

Encerrando a ocasião, Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA, agradeceu a presença e participação de todos.

Este evento contou com os patrocínios Cota Bronze Rede TV, apoio no Welcome Coffee JCDecaux e cotas personalizadas JC Decaux e UOL AD-LAB.

 

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