quarta, 11 de dezembro de 2019

ABA 60 anos Marketing in Rio

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou no dia 28 de novembro, no Auditório do Edifício Lubrax, no Rio de Janeiro, o evento ABA 60 anos Marketing in Rio, que teve a presença de 145 pessoas.

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Esta edição contou com 11 players de grandes nomes do mercado, que sob o tema “Quando menos é mais? Quando mais é menos?”, debateram assuntos estimulantes de grande relevância para o mercado. O painel abordou a importância do Marketing nas decisões das empresas e na definição de estratégias. Os palestrantes explicaram como o Marketing é o radar para captar o que o cliente realmente quer e como a atenção está voltada ao comportamento e hábitos do consumidor, que têm se modificado à medida que a sociedade se transforma.

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Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, abriu o evento falando sobre os desafios que a Entidade venceu nos últimos anos. “Nós da ABA prezamos muito pela excelência de nossas entregas: tirar os planos do papel ou da tela do computador e colocá-los verdadeiramente em prática. Para este ano emblemático, completando seis décadas de existência, a Entidade focou nas realizações, nas tendências, nos aprendizados, e principalmente, no propósito de firmar o Marketing como disciplina estratégica e transformadora dentro das organizações e, consequentemente, da sociedade”.

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O primeiro painel “O ‘menos’ reconhecido como ‘mais’ pelo consumidor”, dialogou sobre como o consumidor tem apresentado uma certa preferência aos produtos simplificados e focados. Os palestrantes mostraram também como o público está reavaliando seus hábitos de consumo, dando preferência a experiências mais simples e autênticas e como as marcas têm encontrado no storytelling e no mix de mídia, novas soluções para o engajamento e a abordagem comercial. Neste momento no palco, teve a presença de Marcio Borges, Managing Director WMcCann Rio; Christina Larroudé, Diretora de Marketing na Camil e moderação de Patrick Sabatier, Diretor de Relações Institucionais e Comunicação na L’Oréal e Diretor da ABA.

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Após o intervalo, o evento seguiu com o painel sob o tema “E quando o mais é menos? Soluções rápidas e sem problemas!”, mostrando que, de acordo com a pesquisa do Euromonitor International, uma boa parcela dos consumidores em 2019 tenderá a gastar mais dinheiro, caso o serviço ou produto poupe-lhes tempo. Os palestrantes explicaram como a tecnologia 5G, o big data e a inteligência artificial colocarão à disposição serviços e produtos que salvarão espaço na agenda dos consumidores. O painel teve a participação de Patricia Tauscheck, Gerente de Marketing na OLX Brasil; Sônia Araripe, Diretora e Editora da Plurale; Marcelo Pacheco, Vice-Presidente de vendas – Grupo RBS; Adriana Bahia, Gerente de Pesquisa de Mercado Bradesco Seguros e Coordenadora do GT de Insights da ABA Capítulo Rio e moderação de Thomaz Naves, Diretor Comercial de Marketing da Record TV Rio e Presidente da ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios).

foto oficial guia

Durante o evento, ocorreu o lançamento do Guia ABA de Boas Práticas da Transformação Cultural nas Organizações, que trata como a qualidade da experiência de uma marca e a saúde de sua reputação estão intimamente ligadas ao fator humano. O objetivo deste guia é mostrar os conceitos, reflexões, números e processos que elucidem este panorama e enriqueçam nosso repertório para tratar da comunicação em um ambiente de alta voltagem e volatilidade.

As boas práticas presentes no guia são uma entrega do Comitê de Comunicação da ABA, presidido por Regina Teixeira, Diretora na PepsiCo. O momento do lançamento do guia foi realizado por Rodolfo Araújo, Vice-presidente da United Minds para a América Latina, parceiro da ABA na elaboração deste conteúdo.

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A palestra “A influência da mobilidade nas grandes cidades nos processos de decisões de compra” feita por Andrea Salinas, Diretora de Marketing e Inovação da JCDecaux, nos apresentou como a mobilidade vem contribuindo para a reinvenção das cidades e seus espaços. A palestrante discorreu sobre como as pessoas estão cada vez mais passando grande parte do seu tempo nas ruas, expostas a diversas experiências durante sua rotina e influenciadas até o momento final da decisão de compra.

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“Estar neste evento tão importante para o ecossistema do Marketing é ter a certeza de estar trilhando um caminho positivo para uma comunicação mobilizada para transformar os negócios e a sociedade”, afirmou Ana Paula Castello Branco, Diretora de Comunicação e Branding na TIM e Presidente do Capítulo Rio da ABA em encerramento ao evento.

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Confira a programação completa em: http://www.aba.com.br/eventos-2/aba-60-anos-apresenta-marketing-in-rio/

 

Download do Guia de Boas Práticas da Transformação Cultural nas Organizações: http://www.aba.com.br/wp-content/uploads/2019/11/guia-aba-comunicacao-digital.pdf

 

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