domingo, 17 de novembro de 2019

ABA SUMMIT PROMOVE O LANÇAMENTO DE GUIAS DE BOAS PRÁTICAS EM TRABALHO COLABORATIVO INTERNACIONAL

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) exerceu mais uma vez seu papel de protagonismo colaborativo no mercado brasileiro ao adaptar ao contexto local dois guias internacionais, originalmente elaborados pela WFA, federação mundial de anunciantes, da qual a ABA é filiada e possui assento em seu board executivo há 5 anos.
Os manuais de boas práticas foram lançados durante o evento ABA Summit 2019, em 22 de outubro, que contou com a participação internacional de Bob Liodice, CEO da ANA – Association of National Advertisers, e Stephan Loerke, CEO da WFA. Foram os lançamentos: o guia “Better Marketing: Priorizando Pessoas” e o guia “Criando a Ponte entre os Times de Marketing e Políticas Públicas”.

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O primeiro, guia “Better Marketing: Priorizando Pessoas”, cujo tema central foi também o fio condutor do evento ABA Summit 2019, aborda experiências reais de marcas que, em resposta ao mundo de rápidas mudanças e de propósitos cada vez mais marcantes, mobilizaram de maneira corajosa e disruptiva não apenas suas comunicações, mas também suas culturas organizacionais. A tradução e adaptação do documento é uma entrega ao mercado brasileiro, realizada pelo Comitê de Branding & Conteúdo da ABA, presidido por Kellen Silverio, Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil. Subiram ao palco para apresentá-lo Bob Liodice, Kellen Silverio, Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN, e Stephan Loerke.

“Acreditamos que a confiança é a chave para a transformação, pois ela irá estabelecer e consolidar as conexões afetivo-emocionais entre pessoas e empresas. Não é sobre vender produtos ou serviços, não é sobre fazer os consumidores acreditarem na sua marca, é sobre fazer pessoas acreditarem nelas mesmas e em causas que transformam o mundo para melhor”, afirma Nelcina Tropardi.
É assumindo uma posição social engajada que iremos transformar não somente os negócios, mas a imagem do marketing como uma atividade que contribui positivamente para toda a sociedade”, completa Kellen Silverio.

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Stephan Loerke reforça ainda que “adotar uma mentalidade inclusiva, que coloque pessoas em primeiro lugar, respeitando suas particularidades e a diversidade em todas as suas formas é fundamental para o novo cenário em que vivemos. A necessidade de posicionar-se frente a importantes questões sociais, assumindo uma postura genuína que vá de encontro aos ideais da marca e que também reflita os anseios, valores e necessidades das pessoas são algumas das medidas que nos ajudarão a conduzir as estratégias em direção a um melhor marketing.”

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O segundo conteúdo de boas práticas lançado na ocasião foi o guia “Criando a Ponte entre os Times de Marketing e Políticas Públicas”, trazido para o Brasil como uma entrega do Comitê de Relações Governamentais, com apoio do Comitê de Comunicação da ABA, respectivamente presididos por Juliana Vansan, Diretora de Relações Governamentais da HEINEKEN, e Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da Pepsico.

O documento, que em sua versão brasileira conta com o apoio da ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – está inserido no contexto da revolução digital e seu forte impacto nas empresas e na forma como elas se relacionam com diferentes stakeholders. Neste sentido, é fundamental que as marcas promovam o alinhamento estratégico de sua comunicação com outras áreas da empresa, especialmente com a área de assuntos corporativos, que engloba os times de relações governamentais, políticas públicas e regulamentação, sendo, em última instância, responsável por salvaguardar a reputação da companhia. O guia “Criando a Ponte entre os Times de Marketing e Políticas Públicas” visa apresentar melhores práticas para a manutenção saudável deste relacionamento.

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No evento, a entrega ao mercado foi feita por Bob Liodice; Guilherme Costa, presidente da ABRIG; Nelcina Tropardi, e Stephan Loerke.
“Diante de nosso propósito, acreditamos que trabalhar em conjunto para ter o “marketing responsável” e “reputação empresarial” em sintonia é ponto crucial para atender às mudanças de expectativas dos consumidores. Temos confiança de que este guia é contribuição marcante para mais um avanço nas relações de nossas equipes e, consequentemente, do mercado” reflete Nelcina Tropardi.

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“Entregar este guia ao mercado brasileiro é uma demonstração concreta do papel social para o qual se dedicam os Comitês da ABA e os conceitos do documento são intrinsecamente ligados às discussões específicas do Comitê de Relações Governamentais”, afirma Juliana Vansan.

“Quando falamos sobre unificar a visão dos times de Marketing e Políticas Públicas, deve-se necessariamente trabalhar pelo alinhamento dos objetivos e para que as metas sejam compreensíveis para ambas as partes. Dessa forma, é essencial que todas as visões e opiniões sejam consideradas na elaboração das estratégias de marketing. O presente guia traz possíveis caminhos para conquistar tal integração”, adiciona Regina Teixeira

A parceria entre ABA e ABRIG pode ser encarada como símbolo da sinergia que entendemos ser necessária entre as equipes internas de Marketing e de Relações Governamentais das empresas, resultando em frutos certamente benéficos para a sociedade” reforça Guilherme Costa.

O lançamento dos novos guias complementa outras entregas alinhadas ao propósito da ABA de Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade. Outros seis conteúdos de boas práticas já foram lançados em 2019 e precederão demais lançamentos que acontecerão até o fim deste ano e em 2020, especialmente com o estreitamento dos trabalhos colaborativos com nossos parceiros locais e globais, como WFA e ANA.

 

Download do Guia ABA Criando a Ponte entre os Times de Políticas Públicas e Marketing:

https://bit.ly/2qB6v3l
Download do Guia ABA “Better Marketing: Priorizando Pessoas”:

https://bit.ly/2N1RRK6

 

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