terça, 20 de agosto de 2019

Apresentação, Histórico e Propósitos

O Canal de Comunicação Corporativa tem a curadoria do Comitê de Comunicação Corporativa da ABA, que engloba discussões e produção de conteúdo referentes às melhores práticas da área.

O Comitê de Comunicação Corporativa da ABA existe desde 1997 e é presidido por Gislaine Rossetti, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da TAM. Sua atual vice-presidente é Suzane Veloso, Diretora de Comunicação Corporativa LatAm do Walmart.com.

A primeira presidente deste Comitê foi Nadja Vaz, sendo sucedida por Ana Lucia Lico, Afonso Champi e Fernanda Carvalho.

Missão

Desenvolver projetos e debater questões que possam melhorar a eficácia das ferramentas de Comunicação Corporativa, bem como aumentar a percepção da importância desta área, que é fundamental para a construção da imagem institucional da empresa. A premissa básica de orientação das iniciativas é o entendimento de que a área de comunicação corporativa é estratégica para que as empresas possam implantar as mudanças necessárias para se ajustarem às transformações que estão ocorrendo no ambiente mercadológico.

Projetos 2014/2015:

  • Práticas de Comunicação Interna nas Empresas, a partir da consulta realizada com o Grupo.
  • Análise da eficiência das Métricas em Comunicação.
  • Estratégias de Reputação
  • Gestão de Crises/ Mídia Social.
  • Storytelling. Narrativas das organizações.
  • Divulgação das Agendas Positivas/Cases das empresas – visitas/apresentações. Experiências de diversas estruturas, de áreas fragmentadas à diretoria única.

Trabalho concluído em dezembro de 2014:

  • Lançamento do Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa. O projeto foi resultado da parceria entre ABA (Comitê de Comunicação Corporativa e Comitê de Sourcing) e BRACOM.
  • Clique aqui para fazer o download.

 



Capítulo – Rio de Janeiro

Presidente: Ana Claudia Esteves, Gerente Setorial de Planejamento e Avaliação da Petrobras

Temas 2014/ 2015:

 Monitoramento em redes sociais;

Social CRM;

Mobile;

Comunicação Interna;

Comunicação Integrada (case Olimpíadas 2016 / Rock in Rio etc);

Economia Criativa;

Casos de crowfunding;

Gestão de Crises;

Visitas Técnicas.

Operacional: As reuniões são bimestrais e agendadas para as últimas quintas-feiras dos meses pares.


Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2019 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma