quarta, 17 de julho de 2019

Apresentação, Histórico e Propósitos

O Canal de Trade & Shopper Marketing tem a curadoria do Comitê de Trade e Shopper Marketing da ABA, que engloba discussões e produção de conteúdo referentes às melhores práticas da área.

A ABA foi a primeira associação que colocou em discussão conceitos e atividades relacionadas à Promoção e ao Merchandising. Implantou seu Comitê de Promoção e Merchandising em 1991. Em 1999, após constatar uma mudança no ambiente de mercado, especificamente no papel dos varejistas junto aos consumidores, criou o Comitê de Trade Marketing e, em 2006, o Comitê de Varejo. Com o tempo, transformações importantes tornaram as relações entre fabricantes, varejistas e consumidores mais competitivas e complexas, promovendo uma revolução no desenvolvimento de negócios, com o objetivo de melhorar a venda ao consumidor final e obter mais resultados.

Em 2007, pela proximidade dos assuntos os Comitês foram unificados. Primeiro como Comitê de Promoção, Trade e Varejo e, em 2011, seu nome foi simplificado para Comitê de Trade Marketing.

Em 2015, o nome do Comitê foi atualizado para Comitê de Trade & Shopper Marketing, para abranger a visão da indústria e varejo.

Atualmente é presidido por Eduardo Castro, Gerente Nacional de Trade e Comunicação da Basf – Suvinil, e tem como VP de Ativação, Renata Toscano, Gerente de Trade Marketing – Varejo da 3M, e como VP de Shopper Marketing Theodoro Tortoro, Gerente de Trade Marketing do Grupo Pão de Açúcar.

O primeiro presidente do Comitê de Trade Marketing foi Alex Pagliarini, que foi sucedido por Gilmar Marques, Flávia Goldberg, Ellen Silva, Ademir Bonfá, Harold Winnubst, Rodrigo Lacerda, Fernanda Louzada, Maria José de Oliveira, Adriana Godoy, Simone Terra e Rogério Lima.

Missão

  • Aprofundar, discutir e compartilhar conhecimento sobre as melhores estratégias do Marketing na relação da Indústria com o Varejo, para atender às necessidades das marcas, produtos, pontos de venda  e o consumidor.
  • Discutir sobre o comportamento atual e as tendências do shopper de como ele pensa e age,  quais as ferramentas e ações adequadas para melhorar a experiência da compra  e a estratégia adequada a cada Canal e região

 

  • Temas propostos para serem aprofundados em 2015, seguindo 4 pilares:
    Pesquisa / Tendências / Atualidade / Ferramentas

    • Atualizações (EuroShop, NRF, Pesquisas Nielsen, GfK etc.)
    • Tendências (Comprador, Canais, G.C., Comunicação no PDV)
    • Estratégias de Marketing entre Indústria e Varejo (Cases e Discussões)
    • Ferramentas de Trade (ROI, Treinamento, Promotores, TI, Campanhas)
  • Publicações:
    – Guia de Melhores Práticas de Trade Marketing


 Capítulo – Rio de Janeiro

Conselheira: Simone Terra, Professora ESPM RJ

Temas 2014/ 2015:

Tendências do Consumo;

Shopper Marketing;

Integração dos programas de pré-shop, shopping e da fase de consumo nas plataformas de comunicação 360 graus (na casa, em trânsito e no PDV);

Perfil do consumidor online;

Neuromarketing;

Visitas nos pontos de vendas (farmácia, supermercado, lojas de conveniência etc.)

Visitas técnicas a empresas.


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