quinta, 22 de agosto de 2019

McKinsey & Company lança pesquisa sobre marketing digital no Brasil com apoio da ABA

A ABA, por meio de seu Comitê de Mídia, presidido por Marco Frade, head de Digital, Media e PR da LG, apoiou o estudo Digital Marketing Readiness (DMR), conduzido pela McKinsey & Company, que foi lançado hoje, 5 de fevereiro, em São Paulo (SP). Trata-se de uma pesquisa inovadora que tem o objetivo de contribuir para o crescimento do marketing digital brasileiro e proporcionar, com alto nível de confiança e abrangência, uma visão das tendências no Brasil quanto ao marketing digital nas organizações. A ABA foi representada por Frade e Danielle Bibas, vice-presidente de Marcas e Comunicação da Avon e conselheira da ABA.

O evento, que aconteceu no Restaurante Vista, no topo do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo), teve abertura de Marcelo Tripoli, Expert Associate Partner, líder do CoE de Marketing Digital na América Latina da McKinsey. Na sequência, Heitor Martins, Digital Marketing na McKinsey, fez uma breve apresentação sobre a companhia, o estudo e um panorama do marketing digital no Brasil. Conheça o estudo completo aqui.

Marcelo Tripoli

Marcelo Tripoli

Dentro da programação do evento, Marco Frade explanou uma visão global das mudanças recentes do ponto de vista do anunciante. Dentre as questões abordadas pelo executivo, o monitoramento do investimento em digital é um grande desafio, já que, em sua maioria, ainda é invisível, visto que grande parte depende de declaração dos media vendors e de monitoramento de plataformas automáticas sobre as quais não há uma auditoria implementada de forma metodológica. Frade falou também da Carta Global de Mídia da WFA e seus oito princípios de boas práticas no ambiente digital, da qual participou pessoalmente.

Marco Frade

Marco Frade

Dando continuidade aos resultados do estudo, Tripoli também apresentou dados de uma etapa intitulada “O que os líderes estão fazendo”. Logo após, conduziu um painel com Danielle Bibas, vice-presidente de Marcas e Comunicação da Avon e conselheira da ABA; Ilca Sierra, diretora de Marketing Multicanal e Comunicações de nossa associada Magazine Luiza, e Alexander Greif, Head de Marketing Digital na SKY Brasil.

Os três executivos compartilharam as experiências das marcas em suas jornadas rumo à excelência de atuação no ambiente digital, engajando a cultura interna das empresas e considerando os hábitos e comportamento dos consumidores. O encerramento do evento foi feito por Yran Dias, sócio sênior da McKinsey.

Marcelo Tripoli, Alexander Greif, Ilca Sierra e Danielle Bibas (da esq. para dir.)

Marcelo Tripoli, Alexander Greif, Ilca Sierra e Danielle Bibas (da esq. para dir.)

“A ABA apoia e fomenta iniciativas que possam trazer melhorias na qualidade de dados que mensuram o mercado de comunicação brasileiro. Entendemos que a pesquisa promovida pela McKinsey divulga um importante estudo e é um material que preenche a lacuna de estratégias e investimentos do mercado digital, bem como explicita o compartilhamento de participação dos meios, sob a ótica do mercado anunciante.” comenta Marco Frade sobre o lançamento.

Yran Dias

Yran Dias

Beatriz Bottesi, diretora de Marketing e Comunicação da Coca-Cola e conselheira da ABA; Betania Gattai, Consumer Engagement Centre Cluester Lead Latam & Brazil da Unilever e Presidente do Comitê de Consumer Experience; e Isa Miamoto, coordenadora de Comunicação Externa da Unilever e VP do Comitê de Comunicação, foram lideranças da ABA que também estiveram presentes no evento de hoje.

Beatriz Bottesi, Betania Gattai, Sandra Martinelli, Danielle Bibas e Isa Miamoto (da esq. para dir.)

Beatriz Bottesi, Betania Gattai, Sandra Martinelli, Danielle Bibas e Isa Miamoto (da esq. para dir.)

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