quinta, 27 de fevereiro de 2020

Vencedores do prêmio ABAcademy ESPM FIAT visitam a sede da FCA em Detroit

Com a proposta de inserir a academia no centro dos negócios de grandes empresas, o programa ABAcademy ESPM FIAT lançou um desafio de marketing proposto pela FCA Fiat aos alunos de pós-graduação da ESPM, sendo o prêmio destinado aos vencedores do primeiro lugar uma visita à sede da empresa em Detroit, nos Estados Unidos, incluindo passagens, hospedagem, traslados e alimentação.

O briefing, desenvolvido pela FIAT, destacava os desafios do segmento AB hatch (automóveis de entrada) diante do crescimento da quantidade de players no mercado e das mudanças de comportamento do consumidor. Confrontados com essa realidade, os alunos foram convidados a desenvolver planos de marketing que ajudassem a responder quais estratégias deveriam ser adotadas para aumentar a participação da montadora neste segmento do mercado.

De 15 a 18 de janeiro, os quatro talentos que conquistaram a primeira colocação experimentaram dias de aprendizado e inspiração ao lado de profissionais da FIAT e alguns de seus parceiros. Acompanhados por Ana Pepino, analista de comunicação da FIAT, e Jéssica Ribeiro, assistente de marketing da ABA, foram os vencedores: Carolina de Vasconcellos, analista de comunicação da HPE Autos (Mitsubishi e Suzuki); Clarissa Viana, analista de comunicação do SENAI – SP; Guilherme dos Santos, gerente de contas da JMV Technology, e Vanessa Lacroce, coordenadora de relações públicas da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.03Os quatro alunos de pós-graduação da ESPM, vencedores do primeiro lugar do prêmio ABAcademy ESPM FIAT.

Recepcionados em 15 de janeiro, em jantar com João Ciaco, Diretor de Brand Marketing, Comunicação e Sustentabilidade Latam da FCA FIAT e Conselheiro da ABA; Abel Reis, presidente do Grupo DAN, e Ernane Melo, VP de Operações da DCODE, os estudantes iniciaram a agenda da viagem apresentando novamente o plano de marketing vencedor e debatendo possibilidades de sua execução. Engajaram em conversa sobre as nuances do cenário atual do mercado automobilístico no Brasil e o papel do profissional de marketing neste contexto.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.04Estudantes da pós-graduação da ESPM, vencedores do prêmio ABAcademy ESPM FIAT, em jantar corporativo com Abel Reis, Ernane Melo e João Ciaco. Momento de aproximação entre academia e indústria.

Em 16 de janeiro, o dia dos estudantes foi preenchido pela visita ao salão do automóvel de Detroit, o Naias Auto Show 2019, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos. A visita foi guiada por Arne Hull, experiential marketing manager da FCA US, que trouxe riqueza ao tour com seu conhecimento e entusiasmo pelo setor de automóveis. Detalhes e curiosidades sobre cada uma das ativações da marca FCA, bem como de tantas outras que ali estavam expostas, foram pauta da visita e elucidaram os estudantes sobre o âmbito prático da execução de eventos de grande porte, assunto já trabalhado em suas aulas de pós-graduação na ESPM.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.05Visita ao Naias Auto Show. Da esquerda para a direita, na foto, estão: Guilherme dos Santos, Clarissa Viana, Arne Hull, Ana Pepino, Carolina de Vasconcellos, Vanessa Lacroce, João Ciaco e Jéssica Ribeiro.
Ativações FCA Naias Auto ShowAtivações da FCA no salão do automóvel de Detroit, Naias Auto Show 2018.

A complementaridade entre teoria e prática se manteve durante os dias seguintes da viagem. As visitas de 17 de janeiro tiveram início nos bastidores da produção dos carros da FCA para o salão do automóvel. Arne Hull guiou os estudantes pela oficina onde os carros são montados, pintados e finalizados especificamente para a apresentação no evento, trabalho minucioso que impressionou os visitantes.

A agenda teve sequência com visita à sede da FCA em Detroit, prédio que abriga suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. A empresa, cuja filial brasileira é associada à ABA, valoriza o empoderamento de seus funcionários para liderarem mudanças e encararem desafios ousados diariamente. Colaboratividade e curiosidade são parte da cultura da organização e seus efeitos práticos são visíveis desde a concepção de cada ideia até a execução, tendo sido este um ponto de grande inspiração para os estudantes.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.05 (1)Vencedores do prêmio ABAcademy ESPM FIAT em visita à sede da FCA em Detroit, guiados por Arne Hull.

Carolina Vasconcellos, ganhadora do prêmio, relatou: “tinha uma expectativa em relação à visita ao prédio da FCA, mas ela foi realmente superada. Visitamos não apenas a sede, mas também agências e parceiros da empresa, players essenciais para colocar de pé todo o espetáculo do Auto Show e a comunicação da empresa durante o resto do ano.”

A agência responsável pela execução das ativações da FCA no salão do automóvel foi visitada no mesmo dia. A George P Johnson, agência focada em marketing de experiência, recebeu os visitantes para conhecerem suas instalações e assistirem à apresentação sobre as diversas ideias que já tiraram do papel em parceria com a FCA. Vanessa Lacroce constatou que a experiência foi muito valiosa para sua vida acadêmica, pois proporcionou ver de perto o processo pelo qual passa uma empresa multinacional como a FCA para estruturar suas ativações de comunicação. “Para mim, que trabalho no setor automobilístico, não há como mensurar a importância desta experiência.” disse ela.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.06Vencedores do prêmio ABAcademy em visita à agência George P Johnson

O terceiro e último dia do prêmio, 18 de janeiro, começou com visita ao Product Design Office, setor da empresa responsável por imaginar novos automóveis em resposta às demandas do mercado e elaborar os primeiros modelos em versão protótipo. Em seguida, a agência de comunicação da FCA, a Union AdWorks, recebeu a equipe para uma visita às suas instalações.

Arne Hull encerrou a experiência de forma inspiracional, apresentando seu projeto de incentivo aos funcionários, que propõe estimulá-los ao trabalho de excelência por meio da aproximação com os carros que fabricam. O programa relembra também a importância da segurança no trabalho, mensagem passada por meio de campanhas protagonizadas por seus familiares. Por último, Arne ressaltou a visão do trabalho em conjunto e espírito de equipe, atitudes que hoje permeiam o ambiente de produção nas fábricas da FCA.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.06 (1)Vencedores do prêmio em reunião com Arne Hull.

Finalizada a agenda do prêmio ABAcademy ESPM FIAT, foram latentes os resultados positivos, inspirações e novos conhecimentos alcançados pelos estudantes, no âmbito acadêmico e profissional. Corroborando o saldo da experiência, Clarissa Viana afirmou que “o projeto ABAcademy, desde a execução do trabalho, que envolveu muita pesquisa e imersão, até a conquista do prêmio e a consequente experiência internacional, foi muito gratificante.”

Frente ao sucesso da primeira edição do prêmio e acreditando na importância da aproximação entre academia e indústria para o desenvolvimento coletivo do mercado brasileiro, já fora confirmada pela ABA a próxima edição do projeto, que em 2019 será patrocinada pela Pepsico e promete uma experiência tão inspiradora quanto a que viveram os quatro estudantes que, em 19 de janeiro, deixaram Detroit com grandes aprendizados na bagagem.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!

Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2020 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma