terça, 19 de fevereiro de 2019

ENA 2016 - depoimento Alberto Carvalho, P&G

“Bom dia a todos. Infelizmente eu não pude estar com vocês hoje pela manhã, mas eu fiz questão de participar aqui eventualmente através desse vídeo, comentando sobre algumas perguntas que me passaram.

Eu acho que qualquer investimento que é feito pela empresa tem que ter Métricas de ROI, qualquer um, em marketing não pode ser diferente. Sempre tem aquela piadinha, que nós sabemos que 50% do nosso investimento em marketing é perdido, é desperdiçado, nós apenas não sabemos onde e qual é esse 50%. Hoje em dia isso já não é mais verdade. Com as ferramentas de ROI nós sabemos exatamente quanto cada um contribui para a empresa. Isso facilita a tomada de decisões onde investir e, principalmente, num momento como este de crise, que a escolha tem que ser muito importante onde você vai investir. Então nós estamos investindo em marketing de maneira forte, mas estamos investindo de maneira mais inteligente do que fazíamos 2 ou 3 anos atrás, por usar essa Métrica de ROI em todos os nossos investimentos, sejam eles digitais, sejam eles em TV aberta, sejam eles na loja ou em programa de experimentação.
A P&G é formada pelas suas marcas, somos uma empresa cujo enfoque é construir marcas superiores à concorrência através de tecnologia que está embutida em nossos produtos.

Então o marketing para a gente, ou o Branding, como nós chamamos, é fundamental e sendo fundamental é uma área de atenção muito importante para o CEO. Na verdade, a maior parte dos CEOs da P&G nos países, nas nossas unidades de negócios regionais ou globais, vieram da área de marketing ou da área de Branding, eu acho que é uma ótima evidência da importância de uma empresa como a P&G. Porém, em outras empresas, principalmente aquelas que não são de consumo massivo, às vezes o marketing é relegado a 2ª ou 3ª prioridade. Eu acho isso um erro porque, na verdade, estabelecer uma marca é importante para qualquer tipo de empresa.

E passando por esse momento de crise aqui no Brasil, que todos nós estamos vendo, eu tive uma experiência na minha carreira muito interessante, eu passei por várias crises nela, então eu estive aqui no Brasil no ano de 1999, quando a gente teve aquela marca da desvalorização, eu estive na Argentina e no Chile presidindo os nossos negócios na época de 2002, eu estive também nos Estados Unidos em 2008, naquele período, e agora de volta ao Brasil, e um dos erros que eu vejo muitas empresas fazerem é que durante a crise eles reduzem o investimento em marketing. Na verdade, esse é o momento de você manter o investimento, ou até fortalecer, que é o caso da P&G, para que as marcas fiquem fortes, para que os consumidores não tenham dúvida de estar comprando a sua marca num momento de crise.” – Alberto Carvalho

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