quinta, 15 de novembro de 2018

ABA Marketing in Rio 2018 debate o dilema atual do mercado em aproximar a marca ao consumidor

No atual momento em que a sociedade revê as empresas como instituições confiáveis, elas precisam se aproximar cada vez mais dos consumidores para fortalecer essa relação

“O que a gente faz para aproximar as marcas das pessoas, do consumidor, dos públicos?”. O dilema citado por Eraldo Carneiro, gerente de Marcas, Publicidade e Mídias da Petrobras, diretor da ABA Capítulo Rio e conselheiro da ABA, explica muito bem o que permeou o ABA Marketing in Rio 2018, que encerrou o calendário de 10 eventos da ABA em 2018, na sétima capital, com o tema “O ‘Quando’ das Mudanças é Agora e o Marketing não Pode Esperar”.

O evento, que teve Marco Simões Coelho, managing partner da MSDpar, conselheiro e diretor executivo da UN-SDSN Brasil, como mestre de cerimônia, debateu os caminhos que o marketing deve apontar às organizações, aos consumidores e à sociedade. Para uma maior compreensão sobre o assunto,  profissionais do mercado expuseram suas experiências e visões sobre o atual momento da gestão do marketing, com um cenário de proliferação de canais, resultando no surgimento de novos perfis de consumidores.

Ana Paula Castello Branco, communication and brand director da TIM e presidente da ABA Capítulo Rio, reforçou o tema do debate em seu discurso de abertura. “As marcas se deparam diariamente com um volume crescente de alternativas para se comunicar com novos perfis de consumidores”, reforçou Ana.

O primeiro painel com o tema “Um Novo Papel das Marcas na Definição dos Caminhos para o Futuro: E Agora?”, dialogou sobre a 18ª edição do estudo global Edelman Trust Barometer 2018, que mede os índices de confiança no Governo, Empresas, ONGs e Mídia.

Ana Julião, líder da Edelman Brasil no Rio de Janeiro, e Ana Paula Castello Branco, com a mediação de Flavia da Justa, diretora de comunicação e Marketing da Oi, formaram um painel feminino que deu evidências aos resultados da pesquisa. “O aumento do protagonismo das marcas na mudança da sociedade como um todo. Ou seja, uma oportunidade que as marcas têm neste momento, onde as pessoas confiam cada vez menos no governo, de assumir esta posição de mudar e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Ana Paula.

O segundo painel, “Marcas para Diversos Públicos e Mercados – Tudo Junto, Misturado e ao mesmo Tempo”, teve a abertura de André Torretta, presidente da A Ponte Estratégica, trazendo o desafio de como o mercado é cada vez mais relevante localmente para a sociedade. Além dele, Gustavo Ferro, gerente executivo de comunicação da Petrobras Distribuidora, e Raoni Lotar, gerente sênior da marca Coca-Cola, fizeram parte da discussão com a mediação da jornalista Claudia Penteado, sob o contexto de que as marcas devem e podem ser relevantes além do país, estado ou região, pois é preciso alcançar ser expressivo com cada um dos consumidores, já que a tecnologia permite realizar esse diálogo um a um. “Temos que ter esse olhar de usar a tecnologia para entender o consumidor e se conectar um a um com eles”, afirmou Raoni.

Fechamos com chave de ouro o ABA Marketing in Rio 2018 com o painel “Prepare-se: a Inteligência Artificial Transformará nossa Vida Profissional”, que teve a participação de José Saad Neto, head of insights da GoAd Media, Cristiana Lannes, diretora executiva Marketing e Estratégia da Xerox, e Jorge Toledo, VP Business Development and COO of SAP Hybris, com mediação de Eraldo Carneiro.

A conversa contemplou a divisão entre inteligência artificial de dados, informações, e a ligada à criatividade, emoção. Eraldo ressaltou que essa dinâmica se dá para que os negócios passam ser gerados e para o mercado ter ganhos significativos, mas, também, no que se faz para aproximar as marcas das pessoas. “Esse aparente dilema precisa ser resolvido e enfrentado para o bem do profissional de marketing”, reforçou.

O encerramento do encontro foi feito por Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, que ressaltou a trajetória da organização neste ano, os lançamentos de publicações, a nova gestão, alinhamentos estratégicos, entre outros temas.

Como Sandra frisou, o ano de 2019 será repleto de novidades, afinal, a associação completará 60 anos.

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