segunda, 20 de maio de 2019

ABA comemora 60 anos e apresenta novidades

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – comemora 60 anos de atuação no mercado de olho no futuro do marketing e da comunicação, que claramente vem modificando de forma contínua a relação entre marcas, empresas e consumidores. O novo cenário é marcado por consumidores empoderados e em busca de propósitos e esse é o norte para grande parte das ações da entidade previstas para o ano.

Junto com o mercado, a ABA se modificou, se transformou e ampliou sua linha de atuação. João Campos, presidente da PepsiCo e do Conselho Superior da ABA, reitera essas transformações em busca de um impacto cada vez mais positivo e uma influência maior no mundo da comunicação e do marketing. “A ABA agrega valor aos seus associados e colocou isso em prática em todas as ações realizadas nos últimos anos. Foram entregas palpáveis e concretas que trouxeram mais conhecimento, elevaram o nível da comunicação e do marketing no Brasil e buscaram fazer com que as ações de comunicação e marketing façam a diferença nas empresas e também na sociedade”, comenta.

João Campos

João Campos

Em sintonia com esse novo mercado, que pede reflexões e definições de papéis, a ABA vai continuar a estimular o diálogo. A entidade começa o ano com um novo posicionamento “Mudando com a mudança”, em campanha assinada pela Grey, que reforça essa metamorfose de mercado e seus interlocutores. Anuncia também que, ao longo de 2019, promoverá 11 eventos em 7 capitais e receberá importantes nomes do mercado global como  Bob Liodice, CEO da ANA, e de Stephen Lorke, CEO da WFA, no ABA Summit.

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Conduzido pela ONU Mulheres e Unilever, apoiado por ABA e WFA – World Federation of Advertisers, será lançado, ainda em fevereiro, o piloto da Aliança Unstereotype. “Para mobilizar o assunto do estereótipo na publicidade, queremos buscar novos parceiros e discutir um tema tão importante. Os consumidores estão ávidos por marcas com propósito, que possam ser coadjuvantes na construção de um Brasil melhor, essa aliança será uma importante iniciativa na criação de campanhas que valorizem homens e mulheres como um motor para a mudança positiva que buscamos em nossa sociedade”, comenta Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.

Sandra Martinelli

Sandra Martinelli

Está previsto também Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil, para um workshop sobre liderança feminina, fruto do curso realizado pela executiva – “Women on Boards” de Harvard, para o qual a ABA receberá as executivas de seu Conselho, Diretoria e lideranças de Comitês.

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A associação também lançou, durante o coquetel de comemoração de seus 60 anos, o “Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos”, um guia produzido em parceria com a Think Eva, núcleo de inteligência ligado a Think Olga, ONG cujo objetivo é empoderar mulheres por meio da informação. Esse guia é uma das mais importantes entregas do pilar de Advocacy da ABA, liderado por Nelcina Tropardi, 1ª vice-presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN, e fruto do trabalho do Comitê de Relações Governamentais da ABA, presidido por Juliana Vansan, Director Government Affairs da HEINEKEN Brasil, e tem apoio da AMPRO e da HEINEKEN.

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“Um compromisso que começa agora é muito mais do que uma simples assinatura. Nunca antes se debateu tanto sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e, em consequência disso, sobre o assédio a que ela é submetida. Diante dessa realidade, a ABA vem tratando destas questões com muita seriedade e responsabilidade”. Juliana Vansan, Director Government Affairs da HEINEKEN e presidente do Comitê de Relações Governamentais da ABA.

Temas que estão na agenda pública, que estimulam o debate e que impactam os anunciantes seguem como prioridades da entidade. Por isso, a associação continua com parcerias para o lançamento do novo livro “Líderes do marketing”, que trará experiências de grandes gestores do mercado. Associados e parceiros foram convidados a contribuir com suas histórias.

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Pensando em propor um roadmap para que as empresas possam atingir a maturidade no marketing digital, o lançamento, no início de fevereiro, do Estudo Digital de Marketing Readiness, em parceria com a McKinsey, traçou um panorama da maturidade do marketing digital no Brasil. O estudo analisa as melhores práticas adotadas pelas empresas líderes e sugere caminhos para os anunciantes evoluírem nessa capacidade que se tornou um diferencial de negócios crítico para o sucesso das empresas.

Outra prioridade da ABA é seguir próxima ao universo acadêmico, os futuros líderes desse mercado. Pensando nisso, a edição 2019 do prêmio ABAcademy ESPM já foi iniciada, desta vez em parceria com Pepsico. “Essas parcerias reforçam a nossa missão de disseminar conhecimento de marketing e comunicação para os atuais e futuros profissionais dessas áreas, pois temos um papel fundamental na construção de um país que influencia o mundo dos negócios”, destaca João Branco, CMO do Mc Donald’s e presidente da ABA.

João Branco

João Branco

Em parceria com a Verizon, esse ano teremos a primeira edição do Grow, programa exclusivo de capacitação com Hyper Island. O programa acontecerá em março na sede da Verizon Media em Sunnyvale, Califórnia e participam cerca de 12 associados da ABA.

Por fim, a ABA anuncia 28 grandes players do mercado como parceiros. Entre os estratégicos estão: Bradesco, Eletromidia, Google, Globo, Globosat, Grey, Grupo RBS, JCDecaux, Otima, Predicta e UOL Lab; como patrocinadores de projetos: Ipsos e Avon e Itaú; Parceiros Pro Bono: In Press, GoAd, Grey, Mckinsey, Croma, Amelie, Pinheiro Neto e TG.

 

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