domingo, 22 de outubro de 2017

Rodada de reuniões agita Grupos de Trabalho no Capítulo Rio

Os Grupos de Trabalho (GTs) do Capítulo Rio da ABA tiveram a primeira rodada de reuniões bimestrais, do segundo semestre, na última semana de setembro. O alinhamento das agendas a cada dois meses torna a dinâmica mais eficiente, pela adesão e realização dos debates. Nesta rodada aconteceram encontros dos GTs de Consumer Experience, Insights e Branding & Conteúdo.

A reunião do GT de Consumer Experience teve como destaque da pauta uma apresentação recomendada pelo Comitê de Consumer Experience Nacional, sobre os últimos resultados do estudo “Índice de Confiança na Justiça: Uma Visão a Partir do Consumidor” (ICJBrasil), da FGV – SP. A doutora em Direito Constitucional, Isabella Jaggi, e a professora Luciana Ramos, ambas da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, revelaram os resultados do estudo para os presentes à reunião em primeira mão. O ICJBrasil é um dos dois indicadores produzidos pela FGV Direito São Paulo, para disponibilizar informações à sociedade sobre a qualidade do Estado de Direito no Brasil, e tem por objetivo acompanhar de forma sistemática o sentimento da população em relação ao Judiciário brasileiro. Ele examina se os cidadãos acreditam que essa instituição cumpre sua função com qualidade e se faz isso de forma que os benefícios de sua atuação sejam maiores que seus custos. Além disso, o ICJBrasil examina se o Poder Judiciário é levado em conta pelas pessoas no dia a dia para a resolução de conflitos.

O estudo está diretamente ligado a pontos importantes como o atendimento pós-venda e à decisão de recompra de produtos e serviços, bem como à credibilidade das empresas e dos canais de reclamação disponíveis hoje por meio da internet. Os resultados do ICJBrasil podem ajudar empresas a avaliar suas estruturas de relacionamento com os clientes e permitem ainda a correção de estratégias que não estejam sendo valorizadas pelos consumidores.

A ABA, por meio de seu Comitê de Consumer Experience Nacional, vem trabalhando com a FGV – SP, buscando adequar o estudo às expectativas das empresas associadas, contribuindo com perguntas que revelam um aspecto mais relacional próximo ao perfil dessa área nas empresas. A ideia é viabilizar um Índice regular para os anunciantes, através da adaptação das perguntas. Isso exigirá uma estruturação especial do questionário aplicado e um custo adicional que será possível com a participação das empresas em cotas de rateio previstas e em discussão de adesão.

Insights e Branding & Conteúdo – A reunião do GT de Insights teve como tema central “Os Novos Desafios da Jornada Digital”. Os participantes puderam acompanhar uma apresentação sobre o assunto realizada pela Isabelle Rio-Lopes, vice-presidente Client Service & Automotive Lead da Kantar TNS.

O encontro que fechou a programação dos GTs em setembro foi do GT de Branding & Conteúdo, quando os integrantes presentes à reunião acompanharam a apresentação sobre “Naming Rights” feita por Bernardo Atem, do escritório Atem & Sá Advogados. A abordagem contemplou aspectos como a relevância do naming rights no cenário atual e questões envolvendo registro, defesa de marca, além de outros pontos importantes. Em 19 de outubro, será realizada a reunião do GT de Mídia, com apresentação do Guia de Métricas de OOH, via Skype, pelo Marco Frade, head de Media, Digital & PR da LG, e vice-presidente do Comitê de Mídia, além de Sergio Viriato, coordenador do MAPA OOH.

Agenda para 2018 e participação dos associados – Todos os GTs do Capítulo Rio que fizeram suas reuniões no final de setembro iniciaram as conversas sobre expectativas e sugestões para os próximos passos, já planejando os pontos de abordagem e entregas para 2018. As propostas precisam estar alinhadas com a agenda dos Comitês Nacionais, e ambos com o propósito “Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade”, bem como se balizam nos temas estratégicos apresentados na divulgação do estudo ABA 2020, que teve os resultados revelados em 1º de setembro. As atividades dos comitês e dos GTs serão desenvolvidas em torno de assuntos como Marketing de Conteúdo, Relevância e Engajamento; Consumo Consciente; Protagonismo Colaborativo da ABA; A Tecnologia e seu Impacto na Comunicação e Marketing; O Futuro Modelo de Comunicação & Marketing; e A Próxima Geração de Consumo de Comunicadores e Marqueteiros – Construção do Padrão de Excelência.

A ABA também deseja aumentar o número de participantes nos GTs do Capítulo Rio para o próximo ano e está mapeando os profissionais das empresas associadas para estimular a adesão de novos membros nos grupos. As próximas reuniões ocorrerão em novembro e estão sendo agendadas.

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