quinta, 19 de setembro de 2019

ABA realiza comitê de Sourcing e Trade & Shopper Marketing na sede da Kantar

Os Comitês de Sourcing e Trade Shopper Marketing se uniram para realizar uma imersão no comportamento dos shoppers brasileiros. A última reunião de 2017 dos dois grupos foi realizada em conjunto, na sede da Kantar, onde os participantes puderam acompanhar a apresentação “Shoppers Into Buyers”. O material faz parte do Kantar Talks Brazil 2017 e quatro especialistas mostraram para os comitês os caminhos que levam os shoppers a se tornarem compradores, analisando toda a jornada de compra, em um cenário que possui pessoas com vidas mais conectadas, buscando cada vez mais a simplificação, além da presença crescente das novas gerações nativas em sua relação com o avanço digital.

Por meio dos seus estudos, a Kantar analisa como o consumo de mídia impacta os consumidores na sua relação com as marcas. Atualmente, é maior a percepção das pessoas sobre os momentos em que são impactadas pela propaganda. Elas também conseguem identificar quando são impactadas por campanhas crossmedia. Quando isso acontece, 69% ficam mais propensas a buscar mais informações no ambiente online, bem como procurá-la nas lojas.

Outro dado da Kantar mostra a abertura do público para o relacionamento com as marcas. Hoje, 25% das pessoas seguem marcas nas redes sociais espontaneamente. Além disso, o impacto da TV continua poderoso e 54% das pessoas, em algum momento, pautam conversas de acordo com a publicidade exibida na televisão.

Mundo omnichannel – Segundo os especialistas da Kantar, a proliferação dos pontos de contato traz uma quantidade de oportunidades para influenciar os shoppers nunca antes vista. Por outro lado, há um grande desafio para as marcas em utilizar as ferramentas certas para cada trabalho e objetivo, com conteúdos relevantes e adequados para cada canal.

Obviamente, o comportamento do consumidor também mudou, entre tantas opções disponíveis no mercado. A jornada de compra está mais complexa, com necessidades e ocasiões distintas. Com isso, maior volume de produtos nas gôndolas não significa mais vendas. Os shoppers estão visitando mais canais para efetuar um número menor de compras. Em média, eles compram em sete diferentes canais (eram cinco em 2013); o valor deixado em cada canal (mesmo nos que mais crescem) é cada vez menor; e, com essa pulverização, cada canal está recebendo menos visitas. Nesse cenário, o e-commerce tem suas oportunidades no alto volume de compras e no hábito mais presente da compra online.

Todas essas transformações levam à conclusão de que as marcas ligadas ao varejo precisam estar cada vez mais atentas aos anseios do público, pois as promoções podem gerar resultados diferentes para cada canal, entre ticket médio, penetração e frequência. Entender os shoppers e as tendências é fundamental. Eles agem baseados em três moedas, sendo: dinheiro (percepção de valor), tempo e angústia (expectativa pela melhor experiência possível). Ademais, a construção de marca ganha papel determinante para potencializar as vendas e conseguir melhor blindagem contra a concorrência. Nesses tempos em que o engajamento gera receita, mais vale pensar no que as marcas podem ajudar meus shoppers a conseguir do que no que elas podem vender.

Jornada em 2018 – A união dos comitês quando há interesses comuns em assuntos específicos se mostra uma experiência bastante enriquecedora com o compartilhamento de pontos de vista ainda mais diversificados. A reunião em conjunto deve acontecer mais vezes e o momento já é de pensamento nos temas que estarão no centro das atividades dos Comitês de Sourcing e Trade Shopper Marketing no próximo ano. Este é o momento onde todos os membros dos dois grupos precisam contribuir com sugestões para que o direcionamento dos trabalhos estejam alinhados desde o início, visando produtividade com valor cada vez maior nas entregas.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!

Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2019 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma