terça, 20 de agosto de 2019

Daniela Cachich é a profissional de marketing mais influente

À frente do marketing da Heineken nos últimos seis anos, Daniela Cachich conseguiu posicionar a empresa no mercado de forma consistente e com um orçamento bem menor do que suas concorrentes diretas (AmBev e Cervejaria Petrópolis). Em 2016, a marca protagonizou uma das campanhas mais comentadas do ano, “The Clichê”, na qual questionava estereótipos, além de lançar uma nova marca no mercado, a Amstel apostando no digital e no patrocínio ao Carnaval de rua de São Paulo. A projeção conquistada a fez receber o convite para assumir agora a vice-presidência de marketing da Pepsico e ser eleita a Profissional de Marketing mais Influente do Brasil. É o que aponta o ranking Os Executivos de Marketing Mais Influentes do Mercado, que circula com o M-List 2017, uma publicação anual da Gume Comunicação com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e da Folha de S. Paulo.

“Em sua segunda edição, o M-List tem a missão de identificar quem são os principais profissionais das áreas de marketing das maiores empresas presentes no mercado nacional. E ao fazer isso acaba também os valorizando. O ranking dos 20 Executivos de Marketing Mais Influentes do Mercado contribui para colocar luz nestes profissionais tão importantes na formulação das estratégias das principais marcas do nosso país”, afirma Regina Augusto, Publisher do M-List.

Para chegar aos 20 nomes que compõem a lista liderada por Daniela, M-List enviou a um seleto grupo de formadores de opinião do segmento de agências, anunciantes e veículos de comunicação um questionário no qual se perguntava quais são os executivos de marketing mais influentes e quais as características mais importantes que balizavam essas escolhas. Posteriormente, o resultado da sondagem foi analisado e validado pela equipe editorial.

Além de Daniela, fecham o top five do ranking Eduardo Tracanella (superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco), José Cirilo, (diretor de marketing da Johnson & Johnson Brasil), Fernando Chacon (presidente da Rede e Chief Marketing Officer do Itaú Unibanco) e Adriana Knackfuss (diretora e Comunicação Integrada de Marketing da Coca-Cola Brasil).

A forte presença de mulheres é um dos pontos de destaque do ranking do M-List 2017. Encabeçada por Daniela Cachich, são oito as profissionais presentes na lista (confira abaixo a lista completa), o que confirma uma tendência crescente deste setor.

Oito quesitos forma o conjunto de critérios para se chegar aos 20 escolhidos: capacidade de inovar, capacidade de se adaptar a mudanças, transparência e boa governança com parceiros, valores éticos, qualidade do trabalho colocado na rua, coragem, espírito empreendedor e visão de longo prazo.

Guia do setor de marketing

Além do ranking, o M-List 2017 apresenta reportagens focadas em temas atuais, como carreira, educação executiva e o impacto da tecnologia nas atividades de marketing e um guia que torna acessível à consulta do mercado os nomes dos executivos-chave das áreas de marketing das 500 maiores empresas do Brasil. A publicação revela detalhes do líder do setor, como cargo, formação acadêmica, áreas sob sua responsabilidade, liderança a quem responde e serviços que contrata. Também foram levantados dados gerais sobre as áreas de marketing das empresas como número de pessoas, nível de escolaridade, média de idade e percentual de mulheres na equipe.

O ponto de partida para se chegar à lista das 500 empresas foi o ranking dos 300 maiores anunciantes do Brasil do Ibope Monitor, através do critério de que essas são as companhias com áreas de marketing melhor estruturadas. Após filtro nessa lista, foram adicionadas outras empresas com peso significativo nos 10 principais setores da economia nacional, a partir de cruzamento com rankings de publicações como Exame Melhores & Maiores e Valor 1000.

A metodologia envolveu consultas às áreas de comunicação dessas empresas. No caso de empresas que não forneceram dados completos à equipe do M-List, as informações foram apuradas e checadas junto à companhia e a publicações na imprensa, como forma de garantir sua integridade. O levantamento foi realizado entre os dias 01 de agosto e 30 de setembro de 2016.

Confira os executivos de marketing mais influentes do mercado:

1. Daniela Cachich – Vice-presidente de marketing da Pepsico (ex-Heineken)
2. Eduardo Tracanella – Superintendente de marketing do Banco Itaú
3. José Cirilo – Diretor de Marketing da Johnson & Johnson
4. Fernando Chacon – CEO da Rede e CMO do Itaú
5. Adriana Knackfuss – Diretora de marketing integrado da Coca-Cola
6. Alexandre Bouza – Diretor de marketing de O Boticário
7. Roberto Gnypek – Vice-presidente de marketing do McDonald´s
8. Marcio Parizotto – Diretor de marketing do Bradesco
9. Poliana Sousa – Diretora de comunicação e mídia da P&G
10. Paula Lindenberg – Vice-presidente de marketing da AmBev
11. Pedro Juan Oliva – Diretor de marketing, comunicação e public affairs da Nestlé
12. Enzo Devoto – Vice-presidente de marketing de home care da Unilever
13. Gabriela Onofre – Diretora de marketing global da J&J para marcas femininas
14. Loredana Sarcinella – Diretora Sênior de marketing, trade e canais da Samsung Electronics
15. Andrea Alvares – Vice-presidente de marketing e inovação da Natura
16. Beatriz Galloni – Vice-presidente de marketing da Mastercard
17. Mauro Segura –Líder de marketing e comunicação da IBM Brasil
18. Agrício Neto – Vice-presidente de marketing da Sky
19. Thiago Icassati – Head de marketing da Reckitt Benckiser
20. Bruno Couto –Head de marketing da Motorola (ex-gerente sênior de marketing da Netshoes)

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!

Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2019 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma