Comitês

Os Comitês são organizados e mantidos pela ABA e têm a função de analisar, debater, propor soluções e emitir pareceres sobre temas levantados, mensalmente, pelos seus integrantes (executivos de associadas) e pela Diretoria da ABA. Nas reuniões também acontecem apresentações de cases. É por meio desta troca de experiências que muitos projetos, recomendações e documentos de melhores práticas são gerados.

Além de conhecimento, as reuniões possibilitam, aos seus integrantes, a oportunidade de networking e benchmark.

A participação nas reuniões dos Comitês é um benefício disponibilizado às nossas associadas e não há nenhum custo adicional para inscrição de executivos.

Branding & Conteúdo

Presidente
Eduardo Picarelli
Diretor de Marketing das Marcas Mainstream da Heineken

Comunicação & Sustentabilidade

Presidente
Cristiane Lopes
Gerente de Cidadania Corporativa da Pepsico

Co-Presidente
Ana Claudia Esteves
Gerente de Comunicação Corporativa da Petrobras

Vice-Presidente
Isa Miamoto
Coordenadora de Comunicação Externa da Unilever

Consumer Experience

Presidente
Betânia Gattai
Consumer Engagement Centres Manager Latam & Brazil da Unilever

Vice-Presidente
Simone Janina Fett Vidal
Coordenadora de Relacionamento com o Consumidor do Grupo Boticário

Insights

Presidente
Fernanda Scozzafave
Diretora de Inteligência de Mercado e Insights Latam e BR da Avon

Vice-Presidente
Karina Tosin
Consumer Insights Sr Manager da Mondelez

Vice-Presidente
Suzana Pamplona
Diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Johnson & Johnson

Jurídico

Presidente
Vanessa Vilar
Gerente Jurídica da Unilever

Vice-Presidente
Ana Carolina Pescarmona
Head of Legal and Compliance da Reckitt Benckiser

Mídia

Presidente
Erica Campbell
Diretora de Mídia, Digital e CRM da L’Oréal

Vice-Presidente
Natacha Volpini
Head of Digital & Content da Heineken

Vice-Presidente
Marco Frade
Marco Frade, Head de Digital, Media e PR da LG Electronics

Relações Governamentais

Presidente
Juliana Vansan
Gerente Senior de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Mondelez

Vice-Presidente
Larissa Moré
Corporate Affairs Manager Latam da Reckitt Benckiser

Vice-Presidente
Marina Ferreira
Especialista de Assuntos Públicos da Heineken

Sourcing

Presidente
Sheila Vieira
Indirect Procurement Manager do McDonald’s

Vice-Presidente
Daniel Santos
Gerente de Procurement da Danone

Trade & Shopper Marketing

Presidente
Eduardo Castro
Gerente Sr Marketing - Trade Marketing e Serviços ao Mercado da Suvinil/BASF

Vice-Presidente
Renata Toscano
Gerente de Trade Marketing - Varejo da 3M

Vice-Presidente
Thiago Cunha
Gerente Nacional de Trade Marketing do McDonald´s

Branding & Conteúdo

Missão – Branding:

  • Ampliar o espectro de estudo da marca, com o aprofundamento de análises, discussões e recomendações, de forma a posicionar as marcas como ativos extremamente importantes para potencializar resultados e tornar a relação estabelecida com o consumidor mais efetiva.
  • Desenvolver e melhorar a prática de branding nas empresas, por meio da integração de suas diversas técnicas de gestão.
  • Difundir a cultura e o conhecimento sobre conteúdo de marca, por meio do compartilhamento de aprendizados estratégicos e técnicos. O objetivo é fomentar as iniciativas dessa área que, nesse momento de transformação do marketing, tem-se mostrado uma grande aliada para o almejado engajamento do consumidor.
  • Mergulhar nas visões de planejadores, criadores, produtores, diretores e autores de conteúdos publicitários ou não publicitários, com o objetivo de captar aprendizados a partir da fonte e, a partir daí, gerar materiais que possam subsidiar as iniciativas das empresas anunciantes.

Comunicação & Sustentabilidade

Missão:

  • Inspirar, esclarecer, promover e comunicar conteúdos para que o conhecimento e as iniciativas em sustentabilidade sejam ferramentas para as empresas trabalharem com marketing para transformar. Desenvolver projetos e debater questões que possam melhorar a eficácia das ferramentas de Comunicação Corporativa pra sustentabilidade. A premissa básica de orientação das iniciativas é o entendimento de que a área de comunicação corporativa é estratégica para que as empresas possam implantar a transformação através da transversalidade do tema, fazendo com que sustentabilidade seja mais do que apenas uma tarefa, mas sim uma maneira de promover resultados.

Consumer Experience

Missão:

  • Atuar como agente fortalecedor das relações consumidor- marca, promovendo troca de experiências e debates, desenvolvendo e disseminando práticas inovadoras, fomentando políticas de relacionamento com consumidores que gerem valor de longo prazo para a sociedade como um todo, e contribuindo assim, com a construção de uma nova visão de marketing para transformar.

Insights

Missão:

  • Integrar e inspirar profissionais da área de Insights para promover seu desenvolvimento, com o intuito de antecipar necessidades e contribuir para o crescimento da área e de seus profissionais.

Jurídico

Missão:

  • Discutir e procurar soluções para as iniciativas que ameaçam o direito da liberdade da comunicação comercial. Elaborarpareceres e contratos para facilitar o relacionamento das associadas com suas agências e demais fornecedores que compõem a cadeia do marketing. Dar suporte jurídico às consultas feitas pelos demais Comitês.

Mídia

Missão:

  • O Comitê de Mídia é destinado a membros comnível sênior (gerência ou superior) de mídia, marketing ou comunicação em suas organizações. Nossa abordagem será sempre holística, neutra de canal e voltada aos temas mais importantes e relevantes para nossos associados e o mercado.  Teremos papel de liderança no mercado, dividindo melhores práticas e conhecimento, facilitando discussões e tópicos que apoiem a melhor tomada de decisões sobre a mídia.
  • O Comitê promoverá um fórum contínuo para que seus membros e organizações possam discutir temas relevantes com seus pares e com convidados externos. O objetivo é direcionar os esforços para iniciativas que sejam transformadoras para o marketing das empresas anunciantes, considerando a relevância da atividade de mídia.

Relações Governamentais

Missão:

  • Atuar na defesa dos interesses das associadas, perante as funções administrativa, jurisdicional e legislativa do Estado brasileiro e, proativamente, na elaboração de políticas públicas, visando à preservação dos valores constitucionais da livre manifestação de pensamento, da criação, da expressão e da informação.

Sourcing

Missão:

  • Discutir conceitos, definir melhores práticas e compartilhar informações, otimizando a competência e a sinergia de Compras e Marketing, com visão local, sem perder a perspectiva global.
  • Alinhado com a nova missão da ABA, “marketing para transformar”, produzir guias que orientem, de forma efetiva, quais os critérios que associados e o mercado devam adotar sobre como comprar melhor para as diversas disciplinas do marketing, identificando oportunidades e trazendo inovações ou novas formas, sempre atendendo a exigência atual do mercado: a necessidade de otimizar adequadamente os investimentos feitos na área de marketing.

Trade & Shopper Marketing

Missão:

  • Aprofundar, discutir e compartilhar conhecimento sobre as melhores estratégias do Marketing na relação da Indústria com o Varejo, para atender às necessidades das marcas, produtos, pontos de venda e consumidor.
  • Discutir sobre o comportamento atual e as tendências do shopper de como ele pensa e age, quais as ferramentas e ações adequadas para melhorar a experiência da compra e a estratégia adequada a cada Canal e região.

Para mais informações entrar em contato com Nadja Sasson, no (11) 3283-4588 ou comites@aba.com.br