terça, 20 de agosto de 2019

Compartilhamento de ideias e soluções criativas se destaca no ABA Marketing in Belo Horizonte 2018

Realizado hoje, 18 de outubro, no Renaissance Work Center, o ABA Marketing in Belo Horizonte 2018 intitulado Raio-X de um Mercado Engajado e Tecnológico. Pela terceira vez na capital mineira, o evento traçou um panorama abrangente da indústria da comunicação e do marketing, com foco em tecnologia, inovação, tendências e engajamento. Além disso, deu oportunidade para os profissionais do mercado regional compartilharem ideias e soluções criativas por meio de cases práticos e relatos de experiências de empresas, agências e veículos.

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, abriu o evento ressaltando o orgulho em realizar o evento em Belo Horizonte pelo terceiro ano consecutivo: “A consolidação deste evento no mercado mineiro é imprescindível quando nos propomos a mobilizar o mercado para transformar o marketing e a sociedade, o propósito da ABA. Essa construção verdadeiramente colaborativa somente será bem-sucedida se contarmos com o engajamento nos principais mercados regionais. Isso passa necessariamente por Minas Gerais, que está entre as três maiores economias do País, com atuação relevante tanto na Grande BH quanto em polos fortes no interior”.

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                   Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA

Composto por três painéis, o ABA Marketing in BH 2018 recebeu um público significativo que acompanhou e interagiu com os convidados que passaram pelo palco. Dando início aos trabalhos, o primeiro painel tratou do tema “O varejo nunca mais será o mesmo.  Entenda o que esperam os consumidores em uma sociedade hiperconectada”. A conversa aconteceu em torno de questões sobre economia colaborativa, consumo consciente e democratização da informação. Mediados por Rodrigo Carneiro, diretor-executivo da Plataforma 98 Live, os participantes do painel Francisco Batajelo, Mercosur retail marketing manager da General Motors, Valéria Rodrigues,diretora da Officina Sophia Retail e Luciana Burger, managing director dacomScore e professora de MBAs de Marketing Digital na ESPM deram evidência ao fato de que há muitos desafios mediante esse cenário, mas também uma série de oportunidades. Além disso, todos trouxeram a importância em compreender as nuances do novo perfil de consumidor e como as mudanças já visíveis impactarão o mercado do varejo. Para Valéria Rodrigues, “As apresentações foram muito bem coordenadas, com ótimos conteúdos entrelaçados, dando uma visão moderna do que está sendo feito no varejo”.

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Painel 1: “O varejo nunca mais será o mesmo. Entenda o que esperam os consumidores em uma sociedade hiperconectada”

O segundo painel trouxe o tema “OOH: Tecnologia e Inovação a Serviço do Impacto e da Mensuração”. Com vistas à afirmação de que a tecnologia abraça a mídia exterior e vice-versa, os palestrantes Ana Brant, Brand Marketing Communication FIAT LATAM, Henrri Do Verge, gerente de marketing da MRV Engenharia e Frederico Nogueira, CEO da Urbana Mídia apresentaram suas experiências e indagações. Vanessa Ebarra, head de Pesquisa e Inteligência da Posterscope foi a mediadora do evento e colaborou para um debate enriquecedor. De acordo com Henrri Do Verge, “Esse painel foi muito importante para podemos compartilhar ideias e soluções, principalmente porque a inovação e a criatividade estão muito associadas ao OHH. A discussão de hoje dá mais credibilidade para o meio e auxílio ao crescimento que estamos buscando”.

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Paibel 2: “OOH: Tecnologia e Inovação a Serviço do Impacto e da Mensuração”

“Sigam os líderes! O que eles nos ensinam na gestão das marcas nos dias atuais”, foi a chamada do terceiro e último painel. Para compor esse debate, estiveram presentes Gabriel Fernandes, head of digital business unit daPernod Ricard BrasilGuilherme Mamede, CEO da Predicta e Claudio Bianchini, presidente do Metro, moderados por Essio Floridi, managing director da Tradelab. Os executivos fizeram suas reflexões sobre as transformações impostas pela tecnologia e pelas novas formas de consumo de conteúdo e entretenimento. Também falaram sobre a transferência do poder para as pessoas, o que tem causado revisão completa do papel das empresas. Dentre outras coisas, o painel concluiu que novas competências, novos canais, novos modelos de negócios e novas oportunidades surgem a cada momento nesse contexto e que as lideranças do mercado de marketing e comunicação devem estar muito atentas a respeito das novas agendas das empresas e como elas enxergam o atual dilema de lidar com as mudanças para manter a relevância.

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Painel 3: “Sigam os líderes! O que eles nos ensinam na gestão das marcas nos dias atuais”

Palestrantes e plateia fizeram uma avaliação muito positiva do encontro. Prestes a completar 60 anos, a ABA tem ampliado seus mercados e qualificado cada vez mais os eventos que se propõe a organizar. Frederico Nogueira valoriza o papel educativo e transformador da associação: “Com o ABA Marketing in Belo Horizonte, a ABA traz a possibilidade dos profissionais de marketing e de mídia fazerem uma reciclagem, e isso é sempre importante para que possamos estar atualizados. No painel OOH procuramos trazer um pouco disso: novidades da mídia exterior. Os outros painéis também trouxeram a visibilidade do que está acontecendo, especialmente no ‘mundo do digital’; teve também um debate dedicado à marcas, que é muito importante em nosso dia a dia, no meio da disputa feroz que a gente vive”. Já Luciana Burger indica que a melhor parte do evento foi estar com profissionais de pesquisa, digital, OOH, clientes, além de outros públicos, com os quais conseguimos juntar várias visões diferentes em relação às mudanças desse nosso mercado”.


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