domingo, 15 de setembro de 2019

Debate Fundação FHC

Fundação FHC, realizou o debate “A questão racial no Brasil: como enfrentá-la? ”, que aconteceu nesta manhã (12-09) no Vale do Anhangabaú em São Paulo.

A questão racial ocupa hoje um lugar central no debate público no Brasil. Com a democratização do país, o tema passou a mobilizar um número muito maior e diversificado de atores, ingressou na agenda de políticas públicas e ganhou voltagem política. O mito da democracia racial já não mais se sustenta. Está colocado o desafio de ao mesmo tempo enfrentar o racismo e valorizar traços positivos da miscigenação que caracteriza a sociedade e a cultura no Brasil.

Para refletir sobre esse desafio, que é simultaneamente político e intelectual, a Fundação FHC reunirá o antropólogo Helio Santos, liderança histórica do movimento negro, e o sociólogo José de Souza Martins, professor emérito da FFLCH-USP.

HELIO SANTOS
Estudioso, professor e ativista da temática sociorracial, foi presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra de SP (1984-86, Governo Montoro) e coordenador Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra (1996, Governo FHC). É diretor de Relações Institucionais da Holding Social Vale do Dendê (Salvador-BA). Mestre em Finanças e doutor em Administração (FEA/USP), é membro do Solidarity Council on Racial Equity (Kellogg Foundation, EUA) e do Conselho da OXFAM BRASIL.

JOSÉ DE SOUZA MARTINS
Sociólogo, é professor titular aposentado da USP e membro da Academia Paulista de Letras. Foi professor-visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa e membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão. Recebeu o Prêmio Florestan Fernandes (2007) e Pesquisador Emérito do CNPq (2019). É autor de 34 livros, entre eles “A Sociologia como Aventura” (Memórias, 2013) e “Linchamentos: A justiça popular no Brasil” (Contexto, 2015).

 


#ABAtransformar #ABA2020 #ABA60Anos


Avenida Paulista, 2073, 14º andar, conjunto 1403 – Edifício Horsa II – Conjunto Nacional
© 2019 ABA - Associação Brasileira de Anunciantes by Pragma