terça, 19 de setembro de 2017

Grupo de Líderes

Criação: maio de 2014

Constituição atual:

  • Alberto Carvalho, Presidente Brasil da P&G
  • André Salles, Presidente da Brasil Kirin
  • Claudia Sender, CEO da LATAM
  • João Campos, Presidente da Pepsico Alimentos e Presidente do Conselho Superior da ABA
  • Juliana Nunes, Presidente da ABA e VP de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance da Brasil Kirin
  • Juan Carlos Marroquin, CEO da Nestlé Brasil
  • Newton Freire, Presidente Brasil, Uruguai e Paraguai da Diageo

Criado em maio de 2014, na posse da nova Diretoria da ABA, teve seu lançamento oficial em julho do mesmo ano, quando foi distribuído à imprensa o primeiro comunicado sobre o  grupo, detalhando seu objetivo:

“fomentar o debate constante sobre a construção de marcas e reputação das organizações anunciantes e aprimorar o uso do marketing e da comunicação como ativo competitivo de negócios”.

Segundo João Campos, “Em tempos de economia volátil, o marketing tem de estar no centro dos negócios. Já a ética e a liberdade na economia são fundamentais para as realizações do marketing e da comunicação”. E acrescenta ainda, “esse desafio reforça a importância estratégica desse Grupo, sob a então liderança do Guilherme Loureiro, que representa uma parcela significativa do PIB publicitário brasileiro”.

Além disso, a criação do Grupo de Líderes está alinhada com os propósitos da ABA de ser agente transformador e de geração de valor para as associadas e para a sociedade, conforme prevê sua Missão.

Como segundo passo, em reunião realizada em 1º. de setembro de 2014, o Grupo debateu uma proposta inicial de temas, fundamentada nos seguintes aspectos:

  • Produtividade do investimento em Comunicação e Marketing;
  • Em muitos casos o investimento é o 2º. ou 3º. maior das operações (atrás apenas de pessoas e Capex);
  • Há dispersão na gestão das empresas, ante a fragmentação de serviços e custo de gestão;
  • Mensuração é um assunto complexo para as empresas, pela dificuldade de equacionar eficiência & ROI dos diversos processos e plataformas;
  • Como alavancar a integração de Marketing como ferramenta estratégica de negócio & reputação;
  • Discussão/reflexão sobre o papel estratégico da gestão de marca e das ferramentas de MKT para os objetivos do negócio;
  • Avaliar referências locais e globais.

Com base nesse referencial, a primeira apresentação oficial do Grupo de Líderes aconteceu no ABA Summit 2014 , quando cinco de seus integrantes participaram do Painel de Presidentes, principal destaque do evento. Naquele momento, Guilherme Loureiro enfatizou a importância do encontro para discutir as principais tendências do setor e também debater formas de fazer com que o Marketing torne-se mais forte dentro das empresas.

Pontos destacados pelo Grupo de Líderes na ocasião, com o intuito de orientar os projetos a serem desenvolvidos:

  • a marca institucional tem um papel cada vez mais significativo para as empresas;
  • o desafio hoje é buscar o equilíbrio entre atingir as metas mais imediatas sem desviar do foco amplo do negócio;
  • o papel do Grupo de Líderes é ajudar no processo de aproximação entre as lideranças das empresas e os executivos de Marketing;
  • lideranças devem ter um envolvimento maior com as áreas de MKT para que os resultados obtidos sejam mais efetivos.

 

Atividades 2015

Grupo de Líderes teve presença no ENA 2015, principal evento da ABA, no Painel “Integração: a visão dos CEOS de Anunciantes”, em que CEOs de grandes empresas nacionais e multinacionais compartilharam sua visão sobre o panorama atual do mercado publicitário e suas perspectivas a curto e médio prazos.

E como marco importante nessa trajetória, no dia 22 de outubro de 2015, durante o ABA Summit 2015, o grupo fez a primeira entrega de sua gestão, iniciando um novo ciclo, a partir da proposta realizada no ABA Summit 2014,  com a apresentação do estudo “Como Alavancar a Integração de Marketing como Ferramenta Estratégica de Negócio & Reputação”, uma das frentes definidas, realizada por Mario Simon, Diretor Presidente e Membro do Conselho Executivo da Millward Brown Vermeer em Londres.

A entrega desse estudo foi viabilizada pela parceria da ABA e Milward Brown Vermeer, com o apoio do Comitê de Insights, que se propôs a realizar os dois estudos, pro bono.

O projeto integra o estudo Global Insights2020, da Milward Brown Vermeer, que teve pesquisa especial do mercado brasileiro, através de entrevistas feitas com CEOs e CMOs de empresas associadas à ABA sobre o tema. Confira:

http://www.aba.com.br/canais/comunicacao-integrada/documentos/confira-o-estudo-apresentado-pela-millward-brown-vermeer-no-primeiro-painel-do-aba-summit-2015

 

ENA 2016 – O segundo estudo

Durante o ENA – Encontro Nacional de Anunciantes – 2016, realizado no Renaissance Hotel, em São Paulo, o Grupo de Líderes da ABA apresentou seu segundo trabalho “Produtividade do investimento em Comunicação e Marketing – ROI”. O estudo da Kantar Vermeer buscou entender quanto e como as companhias investem em Comunicação e Marketing, e de que forma o ROI é medido (se as empresas utilizam ou não ferramentas de mensuração de ROI). O resultado do estudo, como os depoimentos em vídeo de cinco CEOs que integram o Grupo de Líderes,  podem ser conferidos nesta matéria e abaixo:

 

Claudia Sender - TAM_CreditoEdu Lopes
Claudia Sender, LATAM – “Uma das minhas crenças mais fortes é no poder transformador de cada um de nós. Para exercer esse papel de transformar, o líder tem que ser o grande promotor do engajamento de todo o time. Eu acredito que, cada vez mais, as pessoas buscam inspiração em líderes colaborativos que têm uma capacidade muito forte de diálogo, mas, acima de tudo, de extrair o melhor de cada um dos seus colaboradores. A mudança é responsabilidade de todos nós e o líder deve gerar o compromisso real de toda a equipe, em torno dos propósitos, da vocação e da cultura da empresa. É fundamental para o CEO conseguir traduzir com clareza a estratégia da companhia para o time e, principalmente, engajá-lo em torno dessa visão. Só é possível construir esse processo de confiança e consolidar a reputação de uma marca e de uma companhia a partir de valores verdadeiros que motivem toda a equipe em busca dos mesmos objetivos. Quando falamos de reputação, de essência, começamos a navegar num universo de valores intangíveis. Como vocês sabem, ainda é um dos nossos grandes desafios evoluir nas maneiras de mensurar esses valores e de alcançar avaliações precisas sobre retorno de investimentos em comunicação e marketing. E é esse tema que será debatido no painel de hoje, com um estudo de benchmarking da Kantar Vermeer, que vocês vão conhecer melhor agora. Espero que todos aproveitem ao máximo esse conteúdo. Eu gostaria de aproveitar esse momento para compartilhar com vocês a experiência maravilhosa que nós estamos vivendo com a nossa nova marca, a Latam, que está totalmente conectada com esse tema de transformação a partir de valores verdadeiros, uma transformação que acontece de dentro para fora. Estamos vivendo um exemplo incrível de construção que envolve todas as nossas pessoas. Esse é um processo muito rico que está embasado na nossa essência, no nosso propósito e na identidade com a nossa região. Temos uma oportunidade única, não apenas de lançar uma nova marca, mas de construir todos juntos uma grande empresa latino-americana.”